Muitos aprendizados com Juca Kfouri

A noite da última quinta-feira, dia 21, foi de aprendizados para mim enquanto jornalista. A vinda de um dos maiores nomes do jornalismo esportivo do país para Santa Cruz do Sul foi ainda mais do que esperava. O ápice da noite foram as duas coletivas de imprensa das quais pude participar. Mas não foi só isso.

Juca Kfouri veio à Unisc pariticipar do Diálogos Universitários, programa da Souza Cruz em parceria com a Empresa Jovem da Unisc, Unijr. O evento em si proporcionou a primeira das oportunidades da noite: escrever uma espécie de release sobre a palestra, com o qual estaria concorrendo com outros dois alunos, para ser publicado no site oficial do evento e, ainda, receber prêmio em dinheiro. Escrevi e ganhei. Que alegria! (Leia o texto aqui)

O ápice veio em seguida. Eu, como uma aprendiz da copa, pude participar da coletiva de imrpensa com o jornalista junto de outros meios de comunicação e, em seguida, eu e alguns dos outros aprendizes tivemos uma entrevista exclusiva com ele (foto). Na verdade foi quase uma conversa com o cara que não tem nada de mau humor, como muitos dizem e, sim, possui muita bagagem nas costas - já são sete Copas do Mundo e está rumo à oitava - e que não tem medo de dizer o que pensa e o que sabe, entendendo que este é o seu papel como jornalista.

O terceiro aprendizado foi a própria palestra, na qual fez todo um restrospecto sobre a cobertura das Copas do Mundo, seguindo a lógica da evolução tecnológica. Deu a sua opinião sobre a convocação do Dunga - ele levaria vários outros nomes e tiraria alguns da lista -, falou sobre como o futebol brasileiro é mal administrado pela CBF, afirmou que o Brasil não é o país do futebol, já que um quarto dos brasileiros não gosta do esporte, mas que é o país que mais se une em torno da Copa do Mundo, até quem não gosta do esporte. E por aí vai.

Disso tudo, da coletiva e da palestra, tive que fazer uma matéria de dois minutos para o Aprendiz na Copa, que será avaliada. Que desafio!

Deu pra ver o quanto pude me exercitar enquanto jornalista, né? Mas ainda tive meu momento de tiete e pedi para ele autografar o livro "11 gols de placa", que contem uma de suas grandes reportagens, sobre o escândalo da CBF com a Nike, publicado em 1999. (foto) E ainda dei uma de publicitária, entregando o jornal Unicom, feito por mim e pela turma de Produção em Mídia em Impressa, sobre o qual ele só fez elogios - leia o post no blog do Unicom sobre isso.

Uma noite e tanto, enfim.


Fotos são do Thiago Barbosa (Portal Gaz)

Legendas:
(1) Aprendizes: João Cléber, Diogo, Carola, Lucas, eu, Joana, Nikolas e Tiago.
(2) Coletiva de imprensa
(3) Juca autografando meu livro
(4) Aprendizes com o Juca Kfouri
(5) Juca Kfouri segurando o Unicom



Pesquisar neste blog

Total de visitantes

Seguidores

Tem alguém aqui?

De onde vocês são?