Chegaram!

Encomedei dois livros há cerca de duas semanas atrás. Finalmente, estão comigo. Não que eram urgentes - até porque vai ser difícil de lê-los antesa das férias -, mas eu adoro a sensação de ter livros novos em mãos. O cheiro. Sentir a capa e folhear as páginas. Amo!

Minhas novas paixões chamam-se "A história dos Grenais", de David Coimbra, Nico Noronha, Mário Marcos de Souza e Carlos André Moreira; e "Jornalismo Esportivo", de Paulo Vinícius Coelho.

O primeiro deles é um livro-reportagem que conta a história do maior clássico do futebol gaúcho. Segundo a descrição da editora L&PM, não é um livro apenas sobre futebol. A trajetória de Grêmio e Inter é contada de forma contextualizada – o que ocorreu de importante em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul serve como cenário para as façanhas, tragédias e comédias esportivas da Dupla Grenal. A edição que eu adquiri acabou de ser atualizada - a primeira é de 1994 - e aborda os Grenais que aconteceram até julho de 2009.

Já o livro do PVC é um livro mais, digamos assim, didático. Voltado aos aprendizes de jornalismo esportivo, o autor traz um pouco da história desta editoria; aborda aspectos do mercado e da carreira; fala da notícia, da pauta e do furo; e, até tem um sub-capítulo dedica à "Mulher no esporte". O livro é de 2008 e editado pela Editora Contexto.


0 comentários:

Pesquisar neste blog

Total de visitantes

Seguidores

Tem alguém aqui?

De onde vocês são?